O dia 13 de dezembro é a data escolhida para festejar o ritmo nordestino mais famoso do Brasil, o Forró. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, o maior expoente do ritmo, que levou o xote, xaxado e baião para todo o país.
Depois da sua popularização surgiram suas variações, o "forró universitário", "forró pé de serra" "forró eletrônico" e o tradicional e foi incorporado aos mais diversos artistas e bandas por todas as regiões do Brasil.
Na última quinta-feira dia (9) de dezembro o Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional (Iphan) declarou o forró como patrimônio imaterial brasileiro, importante reconhecimento para o ritmo e para quem ajudou a disseminar o estilo musical e sabe da importância da música nordestina no cenário artístico nacional.
" Para nós que fazemos cultura popular, é motivo de honra, de júbilo, pelo fato de que agora agente vai ser visto com outros olhos". Declarou Santana "O cantador" artista que já tem mais de 20 anos de carreira e viveu as muitas fases da música nordestina no cenário nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário